Saiba qual é o “novo normal” no universo fashion

Em tempos de pandemia, muitos conceitos e atitudes, tanto no âmbito coletivo quanto no individual, estão sendo repensados. E nesta onda, uma nova expressão surge para definir a realidade trazida pelo isolamento social necessário para conter a propagação do Coronavírus (Covid-19): o “novo normal”. Claramente, que no universo fashion não está sendo diferente. No post de hoje, falaremos um pouco sobre os impactos da pandemia na moda e qual tem sido o tão falado “novo normal”.

O cenário atual vem provocando fortes impactos na economia do país e do mundo. O fato das lojas físicas e de muitas indústrias precisarem fechar as suas portas, durante o isolamento social, está ocasionando muitos prejuízos a diversas empresas e, consequentemente, aos seus colaboradores. Neste post em específico, vamos nos atentar especialmente às instituições do segmento da moda.

A solução que muitos negócios têm encontrado para reduzir os prejuízos financeiros é comercializando os seus produtos no formato on-line. No mesmo clima de encontrar novas oportunidades, muitas confecções viram na produção de máscaras uma boa maneira de se reinventarem em meio à pandemia, atendendo à grande demanda, devido a obrigatoriedade do uso deste EPI por toda a população na maior parte das cidades brasileiras. E em resposta a isso, a Elastan se enxergou num papel de ajudar as confecções neste novo processo produtivo e mobilizou toda a produção, tomando todas as precauções devidas para a proteção dos colaboradores de acordo com as orientações da OMS, a fim de desenvolver um elástico específico para a confecção de máscaras, apresentando mais conforto e melhor custo-benefício (o Elástico Roliço 2mm).

Remodelar a sua empresa para continuar atendendo aos clientes é muito importante, mas, vamos ir além e falar um pouco sobre a importância de construir um bom posicionamento. Nos últimos anos, o mundo fashion já vinha apresentando visões diferentes e reconfiguradas, voltado cada vez mais para uma moda sustentável e prezando pela responsabilidade social. Agora, mais do que nunca, as marcas precisam tirar o foco nas tendências para dar lugar a uma sensibilidade e a um relacionamento maior com seu público-alvo. Uma grande estratégia que deve ser estabelecida e utilizada na comunicação com os seus consumidores é o branding. Neste momento, trabalhar a sua marca e o seu posicionamento na mente das pessoas é fundamental para você colher frutos não só agora como pós-pandemia.

É importante ressaltar que a sua empresa não deve ser oportunista. Ter sensibilidade e saber humanizar a sua marca é extremamente importante. A Prada, por exemplo, doou duas unidades completas de terapia intensiva e reanimação para três unidades de saúde em Milão – os hospitais Vittore Buzzi, Sacco e Raffaele. Mas, não precisamos ir tão longe, a Hering está produzindo milhares de uniformes para os profissionais da área de saúde com o objetivo de doar para alguns hospitais brasileiros. Tenha em mente que não é desenvolver uma política de “bom moço”, e sim, ter a ciência de que a sua empresa faz parte de uma sociedade que está passando por tempos delicados e que, talvez, você possa contribuir de alguma maneira para minimizar esta realidade crítica, mesmo que não seja em proporções tão grandes como as mencionadas anteriormente. Faça o que estiver ao seu alcance!

O adjetivo certo e que deve acompanhar a moda a cada dia mais é: consciente. É deixar de lado a visão completamente unilateral para o capitalismo e passar a enxergar de maneira horizontal e ver o consumidor como pessoa, antes de tudo. Lembre-se também! Nada melhor do que uma crise para gerar boas oportunidades e soluções mais criativas. Olhe para a janela, recorde qual é a essência da sua empresa e comunique aos seus consumidores de maneira empática.

Reinvente-se e viva o “novo normal”!