4 insights da WGSN sobre os consumidores do futuro

O grande motor do mercado são os consumidores. Eles movimentam os negócios, fomentam reconfigurações e estimulam as empresas a não estagnarem. Eles não buscam apenas um produto que solucione os seus problemas, eles desejam uma boa experiência na jornada de compra e uma marca que se identifique com eles de alguma maneira. Logo, é imprescindível saber quem é o consumidor do futuro, a fim de que a sua empresa esteja preparada para atendê-lo e, assim, se destaque no mercado competitivo. Neste post, apresentaremos 4 insights da WGSN relacionados aos consumidores do futuro.

Impossível falar sobre consumidores sem considerar que eles são, antes de tudo, pessoas. Indivíduos que vivem numa sociedade repleta de transformações. Ao mesmo tempo que eles são influenciados, também influenciam. Sendo assim, não devemos deixar de pensar nos impactos e efeitos que a pandemia do novo Coronavírus (Covid19) trouxeram à vida das pessoas, influenciando, portanto, no comportamento dos consumidores e revelando a importância da presença da empatia nas ações das marcas, de empresas que engajam e contribuem em causas sociais e/ou ambientais e da valorização dos negócios locais.

3 tipos de consumidores do futuro previstos pela WGSN

A WGSN prevê três tipos de consumidores em 2021, numa perspectiva global: os compressionalistas, os guardiões da empatia e os criadores de mercado. Mas, afinal, quem são eles?

Os compressionalistas caracterizam-se por viverem exaustos e sob pressão, numa rotina totalmente tensa e fugaz. Aqui é possível visualizar desde os “millennials estressados às pessoas da geração boomer que não têm tempo para nada”. Este tipo de consumidor necessita de marcas que o ajude a desacelerar e a melhorar sua vida, através de soluções de compras sem estresse.

Os guardiões da empatia, por sua vez, recebem esta denominação porque estão cansados dos confrontos e comentários ofensivos e cheios de ódio nas redes sociais. Neste cenário, “uma crescente onda de empatia começa a se formar” e os consumidores inconformados vão levar em consideração o posicionamento que as marcas tem sob o ângulo de diversas esferas sociais.

A análise realizada pela WGSN afirma que “as marcas que admitirem as próprias falhas ganharão pontos com os ‘guardiões da empatia’”. Além disso, o marketing com propósito se mostrará ainda mais relevante, onde as empresas precisarão investir em iniciativas de responsabilidade social de longo prazo e não, apenas, em doações pontuais. Para você ter uma ideia, um estudo realizado pela consultoria Accenture, em 2018, demonstrou que 42% dos consumidores deixam de usar uma marca caso se decepcionem com suas ações.

Por fim, os criadores de mercado são empreendedores e conquistadores. A WGSN afirma que os consumidores da Índia, África e do Sudeste da Ásia vêm sentindo uma onda de otimismo que deverá ocasionar mudanças sociais e políticas. Neste cenário, o comércio de revenda se mostra um verdadeiro potencial.

Já que está claro quem são os tipos de consumidores que se levantarão em 2021, saiba, agora, os 4 insights da WGSN para que você se destaque no mercado. Lembrando que a pesquisa e análise foi realizada em nível mundial, logo, cabe a você identificar as soluções que são viáveis à realidade do seu negócio.

1- Invista nos produtos-chave, ou seja, procure disponibilizar um número limitado de SKUs (unidades de manutenção de estoque) para atender ao seu público e, ao mesmo tempo, manter a exclusividade. Além de reduzir os custos, é uma das maneiras de demostrar responsabilidade ambiental.

2- Priorize a filantropia corporativa. Como mencionamos anteriormente, os consumidores estão buscando, mais do que nunca, marcas que se comprometam em causas sociais e/ou ambientais a longo prazo.

3- Organize a linguagem visual da sua loja virtual. Para quem tem e-commerce, se atente a um visual mais simples e limpo, ele tende a gerar mais conversões, pois simplifica a experiência do consumidor durante a jornada de compra.

4- Inove as transmissões ao vivo. A pesquisa revela que é preciso usar os vídeos para vender uma visão de mundo e não, apenas, produtos. Portanto, “direcione as transmissões ao vivo ao público-chave de consumidores para ampliar as vendas e o nível de engajamento”.

A partir destes insights, temos certeza de que você pôde ter uma visão ainda mais ampla do mercado futuro e do consumidor 2021. Acompanhe os nossos conteúdos e fique por dentro das grandes tendências do mercado têxtil.