Propósito de marca: 3 motivos do porque sua empresa precisa ter um

Você já parou para pensar no propósito da sua marca? Esta pergunta pode até parecer desnecessária, mas, na verdade, muitas empresas ainda não têm o seu propósito definido, o que acaba prejudicando a sua evolução no mercado. Mas, afinal, o que é propósito de marca e por que toda instituição precisa ter um, independentemente do seu porte? Neste post, mostraremos a sua importância, e 3 motivos para a sua marca definir qual é o seu. 

Antes de tudo, entenda que o propósito está muito atrelado à identidade da marca e ao porquê dela ter sido criada. Ou seja, quando você idealizou e abriu a sua empresa, certamente, você tinha como objetivo atender uma dor do consumidor. Em seguida, mesmo que inconscientemente, você deve ter pensado qual era a missão da corporação, isto é, o que ela nasceu para ser e fazer. Além disso, também deve ter refletido sobre a sua visão, ou seja, onde você queria chegar. Mas, muitas vezes, isso é pensado de maneira inconsciente e, apesar de você saber, não estrutura estes pontos com clareza. 

Como consequência, diversos empresários empreendem seguindo o fluxo do mercado, sendo levado por ele, mas sem ter construído o seu plano de negócio e o seu propósito de marca. Ao compreender e estruturar estes dois pontos, que estão intimamente ligados, a empresa passa a mostrar com nitidez o seu posicionamento na mente dos consumidores, e o porquê dele comprar da sua marca ao invés de outra. 

Isso pode parecer difícil, mas não é tão complicado assim. Veja só!

A missão da Elastan é entregar aviamentos de qualidade e contribuir para a evolução da moda brasileira. Já a nossa visão, é ser a empresa de aviamentos referência em inovação de produtos, no mercado de moda. Isto é, quem nós somos e aonde queremos chegar. 

Além disso, existem os valores, que também são importantes tanto em relação ao posicionamento da empresa com os seus colaboradores quanto com os seus clientes. Os valores da Elastan, por exemplo, são profissionalismo, comprometimento, respeito às pessoas, honestidade, inovação e pesquisa. 

Portanto, ao identificar estes três elementos principais – missão, visão e valores -, é possível entender com total clareza a sua identidade e, consequentemente, mostrá-la aos seus consumidores de maneira nítida. Mas a pergunta que não quer calar é: Por que ter um propósito de marca? Confira, a seguir, 3 motivos principais: 

Hoje, os consumidores estão muito mais criteriosos na hora de comprar um produto, afinal, existem diversas marcas oferecendo os mesmos itens ou algo muito similar. Sendo assim, quando uma empresa define o seu propósito, ela passa a identificar os seus diferenciais dentro do mercado competitivo. Assim, se torna mais simples mostrar ao seu público, revelando de maneira inteligente e estratégica, por que ele deve consumir ali, e não em outro lugar.  

Conquistar clientes é fundamental e desafiador. Mas já pensou em ter a possibilidade de transformá-los em defensores da sua marca? Entendendo o propósito da sua empresa, se torna mais simples fazer isso acontecer. Ou seja, eles serão mais do que clientes fidelizados, eles também recomendarão a sua marca para outras pessoas, o que traz muito mais credibilidade no discurso.  

Por fim, o terceiro motivo está muito atrelado à importância das empresas conhecerem a sua identidade e os seus objetivos para chegar aonde desejam. Afinal, sem saber o lugar em que quer estar, é praticamente impossível alcançá-lo.

Agora, certamente, você pôde perceber ainda melhor como é fundamental definir o propósito de marca. Se a sua empresa ainda não tem isso definido, nós te encorajamos a estruturá-lo. Queremos te ver crescendo ainda mais no mercado, e sabemos que, para isso, é essencial definir o seu posicionamento, a sua missão, visão e valores, compreendendo, assim, a identidade do seu empreendimento.