Moda sustentável: o que é e como praticar na sua marca?

O cuidado com o nosso planeta, através de um pensamento consciente em relação à maneira como impactamos o meio ambiente, é essencial para conseguirmos preservá-lo e tornar as nossas ações mais responsáveis. Por isso, no post de hoje, vamos dialogar sobre a relevância da moda sustentável e mostrar algumas maneiras de somar com este movimento. 

Primeiramente, entenda que a moda sustentável tem como principal proposta adotar medidas, durante o processo produtivo, que não gerem ou que reduzam os impactos causados ao ambiente. Ela surgiu a partir da imprescindibilidade da sociedade voltar os seus olhos para o cuidado com o planeta, repensando os seus hábitos e comportamentos. 

A seguir, mostraremos algumas maneiras de praticar a moda sustentável. 

No caso das indústrias têxteis maiores, o consumo de água durante o processo produtivo é bastante considerável. E depois, quando ela retorna ao meio ambiente, é devolvida de maneira poluída. Sendo assim, compreendendo que a água é um recurso vital, mas não inesgotável, a Elastan adotou um recurso em que toda a água utilizada no decorrer da produção é tratada com ozônio. 

Nós contamos com uma estação de tratamento de efluentes líquidos em nosso parque fabril, onde tratamos e reutilizamos toda a água consumida. O excedente é devolvido para o meio ambiente em condições de potabilidade. Desta forma, ela se torna totalmente reutilizável, o que reduz consideravelmente os impactos gerados. Portanto, indústrias de portes maiores podem adotar medidas como essa, a fim de começar a praticar a moda sustentável.

Uma medida simples, mas bastante eficaz quando o assunto é sustentabilidade é reduzir o consumo da sua empresa. Pare por um momento e reflita o que é indispensável para o pleno funcionamento da instituição. Em seguida, avalie os elementos que você pode deixar de consumir ou que, pelo menos, pode reduzir o consumo.


Outra medida fácil de executar na hora de praticar a moda sustentável é trabalhar projetos de educação ambiental, e apoiar algumas ações que já existem, como as de reflorestamento. Neste caso, além de você contribuir para a redução dos impactos ao meio ambiente, também conscientiza colaboradores e clientes. 

Por fim, queremos destacar que o cuidado com o nosso planeta está em nossas mãos. Precisamos assumir um compromisso com ele, através de pensamentos e práticas conscientes e sustentáveis. Mesmo que você não consiga fazer grandes mudanças agora, comece de alguma maneira. Qualquer ação, por menor que pareça, já é uma forma de iniciar a moda sustentável na sua empresa. Lembre-se! Só criamos o futuro, se estivermos atentos ao presente.