SPFW N53: Confira os principais destaques da edição 2022 

A semana de 31 de maio a 4 de junho deu lugar à 53ª edição do São Paulo Fashion Week, iniciando também o Festival SPFW+In.Pactos, que une Criatividade, Moda, Arte, Sustentabilidade, Inovação e Conhecimento, trazendo à tona reflexões em relação à responsabilidade e ao compromisso das mudanças que são necessárias para alcançar as metas de um planeta mais harmonizado até 2030. O festival terminará em novembro, junto com a edição nº 54 do SPFW. 

Nesta edição da Semana de Moda, novos espaços de São Paulo foram ocupados: o Senac Lapa Faustolo e o Komplexo Tempo, onde ocorreram a maioria dos desfiles, além do MAB (Museu de Arte Brasileira), Teatro FAAP e Hotel Rosewood. Além dos 22 desfiles presenciais, também aconteceram 19 digitais, seguindo a proposta de evento híbrido. Outro destaque foi a estreia de três marcas: Dendezeiro, Thear e a apresentação inédita da estilista Martha Medeiros.

Após este breve overview, confira, a seguir, as principais trends que dominaram as passarelas do evento, que foi, mais uma vez, marcado por muita diversidade e pluralidade.

As cores vibrantes, em geral, se evidenciaram bastante durante a Semana de Moda, mas é impossível não destacar a forte presença do rosa e do vermelho em suas mais variadas tonalidades, além de diferentes texturas e materiais, como nas produções da marca Ponto Firme. Os tons preferidos foram o pink, magenta e vermelho mais aberto, reforçando ainda mais uma trend que já tinha sido destaque no Paris Fashion Week, com a coleção monocromática do Valentino. As cores despertam glamour, sensualidade, autenticidade além de muita feminilidade. 

A transparência continuará sendo um elemento bastante aclamado na próxima temporada, evidência trazida por algumas criações de estilistas como João Pimenta. Ela se revela tanto em detalhes quanto inteiramente nas peças, conferindo um ar de mistério, ao mesmo tempo que também garante leveza e um toque sexy às produções. 

A presença dos recortes estratégicos nas peças também continua sendo um grande hit, chegando para quebrar a obviedade dos looks e trazer mais contemporaneidade ao visual. Pudemos ver a trend nos desfiles da Misci e do Apartamento 03.

Numa proposta streetstyle, super contemporânea, e seguindo a ideia de conforto, as peças mais amplas, com modelagem oversized, também foram grandes evidências no SPFW, como pudemos notar no desfile do Atelier Freiheit.

Não é de hoje que o brilho vem com força total, mas desta vez, também o vimos de uma maneira mais sutil através de looks em tecidos acetinados. Eles conferem elegância, glamour e requinte, porém, um pouco mais discreto do que a aplicação de paetês, por exemplo. Uma das marcas que destacou esta tendência foi a Misci.

Curtiu o conteúdo? Então, não deixe de ficar ligado nos próximos posts. Sempre trazemos muitas dicas e inspirações relevantes para negócios do segmento de moda íntima, esportiva e praia.