SPFW 2022 – Confira as principais tendências da 52° edição

A edição Nº52 da São Paulo Fashion Week – que rolou de 16 a 21 de novembro de 2021 – foi marcada por muita diversidade, inclusão, inovação e tecnologia. Em formato híbrido, com desfiles presenciais e transmissões online, a semana de moda intitulada Regeneração trouxe tendências que enalteceram as diversas culturas, contou com 50% do casting formado por modelos negros, indígenas e asiáticos, além de ter contado com parcerias inesperadas. No total, teve 51 marcas participantes, sendo 8 delas estreantes: Bispo dos Anjos, Bold Strap, Corcel, Depedro, Fauve, Mninis e Von Trapp.

Para te inspirar e garantir que você leve ainda mais informação de moda às suas produções, trouxemos, neste post, as principais tendências do evento, que serão excelentes apostas para 2022. Confira!

Um dos grandes destaques desta edição da SPFW foram os looks monocromáticos em tonalidades vibrantes. Vermelho, laranja e rosa, além das cores neon, vieram com tudo, tanto nas roupas quanto nos acessórios. Marcas como Apartamento 03, Misci e Lenny Niemeyer apostaram nesta trend e trouxeram looks exuberantes e cheios de personalidade.

Looks com design inusitados que deixam a pele à mostra também foram hits nesta edição. O uso de fendas, cut-out – recortes e buracos estratégicos – e peças em comprimento mini reforçaram a tendência que também ganhou as passarelas das semanas de moda de Nova York e Milão. Tendência que une contemporaneidade e um toque de sensualidade.

As franjas também foram elementos que aterrissaram nas passarelas da SPFW trazendo muito movimento aos looks. Neste caso, pudemos ver variedade de materiais sendo usados como matéria-prima, desde o crochê até o macramê e a palha. Vestidos com franja de cima a baixo e saias foram peças que evidenciaram a exuberância do artesanal nas produções.

As estampas étnicas vieram para reforçar as riquezas culturais e reafirmar a diversidade. Várias marcas homenagearam entidades de religiões de raiz africana, além das heranças culturais dos negros, que foram expressas tanto pelas estampas quanto pelas tonalidades dos looks. Em especial, nos desfiles de 20 de novembro, dia da Consciência Negra. 

Numa explosão de elegância e atemporalidade, os looks total white em peças de alfaiataria vieram com força total às passarelas da semana de moda de São Paulo, celebrando a paz e a espiritualidade. Modelagens amplas e cheias de movimento foram o grande destaque da edição, como pudemos ver no desfile do Apartamento 03 e Baska.

O crochê, mais uma vez, apareceu nas produções revelando a riqueza dos trabalhos manuais. Peças produzidas totalmente em crochê, como vestidos, calças, croppeds e cardigans, se evidenciaram, principalmente, em marcas que são projetos sociais, como Sankofa e Projeto Ponto Firme. O mix de cores neutras e vibrantes trouxe o contraste singular característico da trend.

Curtiu o conteúdo? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog. Sempre trazemos posts repletos de dicas e tendências, excelentes para quem atua no setor de moda íntima, moda esportiva e moda praia. Não perca!