Resumo das Semanas de Moda Verão 2021/22 by WGSN

Começamos o post de hoje citando a seguinte afirmação “Ousado, mas fácil”. Esta foi a definição que a WGSN – Worth Global Style Network – utilizou para traduzir a ideia de como o futuro do universo fashion deveria ser, de acordo com as propostas e criações dos designers de moda. Você já está careca de saber que o panorama social impacta diretamente naquilo que se tornará tendência ou não. Logo, a pandemia e tudo o que a sucedeu, por ter impactado fortemente a vida das pessoas, influenciou as trends para o Verão 2021/22.

Os hábitos e comportamentos das pessoas tiveram que mudar radicalmente, e tudo isso de maneira muito rápida. Fora as inesquecíveis vítimas que foram acometidas com o vírus e não conseguiram resistir a ele. Sob este olhar, as Semanas de Moda Verão 2021/22 levantaram hits que remetem à liberdade e ao escapismo, através de uma sensibilidade extravagante e dramática e de um visual rústico descontraído. Confira, neste post, o resumo do que rolou nas passarelas nesta temporada, nas cidades de Nova York, Londres, Milão e Paris, e o seus principais destaques, segundo a WGSN.

A New York Fashion Week trouxe como proposta um verão mais fresh e leve, numa pegada bastante otimista, mesmo diante do cenário indefinido, trazido pela pandemia, em relação à exposição das produções da temporada. Diversas marcas preferiram apresentar suas coleções através de lookbooks e algumas optaram pela passarela, mas seguindo todos os protocolos de segurança da saúde pública. 

Em relação às tendências, vimos o utilitário leve com uma proposta sutil e despretensiosa, por meio do uso de tonalidades suaves e “estampas dignas de praia”, como apontou a WGSN. Marcas como a Private Policy e TIBI trouxeram essa pegada. Além disso, os conjuntos de alfaiataria ganharam evidência, mas com uma inspiração mais jovial e ousada, através do uso de cores vibrantes. Deixando a formalidade de lado, os tops croppeds apareceram formando uma composição super estilosa ao lado das peças de alfaiataria. E para completar, outro destaque da Semana de Moda de Nova York foram os detalhes plissados, conferindo volume às peças clássicas. 

A próxima parada é Londres Fashion Week! A partir de designers inovadores e a criação de peças com humor extravagante, levemente inspirada no lúdico, encontramos vestidos com modelagens e estampas bem românticas – como floral -, uso de cores ousadas e o mix de recortes, para garantir contemporaneidade. As tonalidades vibrantes também foram evidenciadas em oposição aos tons suaves popularizados durante a pandemia. O verde foi uma das cores que mais se destacou nesta tendência, dando alusão ao escapismo e remetendo à natureza. A modernidade das peças também ficou por conta dos recortes em peças clássicas. Além disso, o uso de tecidos leves e fluidos, com babados, também marcou a LFW.

Com uma pegada mais dramática, porém, com elementos extravagantes, alegres e lúdicos, assim como na LFW, a Milão Fashion Week foi marcada por produções que revelavam a busca pelo escapismo, mas, desta vez para um conto de fadas, e não, para a natureza. Babados e uso de várias camadas marcou os vestidos da temporada, através de materiais leves, remetendo ao verão. Além disso, foi possível ver peças em estilo meio a meio com cores contrastantes, como branco e preto – o mais utilizado, por sinal – e o amarelo e o azul. Ademais, as estampas maxi, em tonalidades vibrantes, ganharam muita evidência nos looks.

Já a Semana de Moda de Paris trouxe uma inspiração mais futurística e contemporânea, explorando a jovialidade e a sensualidade. Através de produções assimétricas e estética artesanal, com sobreposições e modelagens modernas, trouxeram looks mais descomplicados e uma liberdade maior no vestir. O uso de modelagens desconstruídas, recortes inusitados e cores neutras ganharam muito destaque. Além disso, peças com pegada artesanal e a utilização de tecidos leves e transparentes também brilharam nas criações.

Agora é a hora de se inspirar e levar muita informação de moda ao underwear, beachwear, fitness wear e sleepwear.