Pegue uma boa xícara de chá e sente, que lá vem história.
Em 1994, o sonho se concretizou… Em um prédio alugado de 350 metros quadrados, a Elastan se materializou. 
Fundada por Dona Dolores, a fábrica, a princípio, contava com seis mãos de pessoas visionárias e que não se preocupavam em batalhar duro para conquistar grandes coisas. A equipe era formada por Dona Dolores, seu filho do meio José Ricardo Tanko e o colaborador Srº. Egon.
Mas vocês devem estar se perguntando de onde surgiu o nome Elastan?
O nome foi inspirado no Sr. Luiz Antônio Tanko, esposo da Dona Dolores e pai dos irmãos Luís Augusto, José Ricardo e Rodrigo Otávio. Foi, basicamente, a junção da palavra ELÁSTICOS com o sobrenome da família TANKO. Logo, ELÁSTICOS TANKO se transformou em ELASTAN.

Em 1995, se iniciaram, na fábrica, as atividades com teares de crochet. No início, eram apenas três teares, da marca espanhola Valentin Rius, e que serviam para produzir elásticos simples de embutir. Estes equipamentos permanecem guardados no atual parque fabril até os dias de hoje.
No ano de 1997, foi lançado o elástico Pintado 20, estampado com tecnologia de cilindro com até 05 cores, produto pioneiro e que foi sucesso de vendas durante muitos anos. Desde o princípio, pensávamos em inovação. Para nós, não bastava cria, precisávamos oferecer o que o mercado ainda não oferecia.
Foi no ano seguinte que chegaram os primeiros teares para produção de fitas elásticas em Jacquard, um grande salto na produção dos elásticos da fábrica.
Em 2001, as obras do atual parque fabril se iniciaram. A empresa estava expandindo cada vez mais e necessitava de um espaço maior.
Aproximadamente, um ano depois, houve a inauguração e o início das produções no novo parque fabril.Em 2003, a Elastan começou a fazer o tingimento das fitas elásticas. Mas, o desenvolvimento da empresa não parou por aí. Em 2004, houve a necessidade da construção do segundo prédio e também se iniciou a produção de elástico em Jacquard em teares de agulha. Dois anos mais tarde, a Elastan adquiriu teares eletrônicos para a fabricação de rendas elásticas, o que possibilitou mais qualidade e rapidez no processo produtivo.

A primeira feira que contou com a participação da Elastan foi a Febratex, em 2008. No mesmo ano, também foi feita a primeira campanha fotográfica dos produtos da empresa.
Um outro passo de inovação da Elastan se deu em 2016 com o início da produção de Rendas Raschel na Ásia.  A indústria cresceu, mas não se preocupou apenas em produzir com excelência e inovação, também procurou minimizar os impactos ambientais através da construção de um complexo ambiental, nas dependências do parque fabril, em 2018. Porque atentos ao presente, criamos o futuro.
Hoje, em 2019, completamos 25 anos de história com muita alegria e satisfação. Nossa equipe é composta por 164 colaboradores e o atual parque fabril conta com 9.500 metros quadrados. Somos considerada a maior fabricante de rendas elásticas da América Latina, sempre aliando inovação e visão de mercado. Ser referência é estar sempre a um passo à frente, e este foi, e ainda é, o nosso compromisso com todos os clientes.

      Por: Marketing Elastan