Cor do ano 2021 pantone

Cores do ano 2021 segundo a Pantone®: Conceito, dicas e tendências

Anualmente, a PANTONE® – empresa americana autoridade global em cores – elege a cor que será a principal tendência do ano, interferindo diretamente no mundo da moda, design e cultura. Nessa quarta-feira (09), a marca anunciou não apenas uma cor, mas duas tonalidades que serão hit em 2021: o amarelo Illuminating (13-0647) e o cinza Ultimate Gray (17-5104). Sendo a segunda vez, em vinte e dois anos, que a empresa optou por duas tonalidades, ao invés de uma. A primeira vez foi em 2016, com as cores Rose Quartz e Serenity. Confira, neste post, o que motivou a PANTONE® na escolha das tonalidades e algumas dicas para levar a tendência para as suas criações.

Podemos dizer que 2020 foi um ano atípico. Assim que a pandemia se revelou, muitos aspectos mudaram num piscar de olhos e, como resposta, tivemos que nos reinventar. Sem dúvidas, este foi o verbo que norteou o início da década de 20. As incertezas tomaram conta, estávamos lidando com um vírus e uma doença, até então, desconhecidos, o isolamento social se tornou fundamental e muitas empresas se viram diretamente impactadas neste contexto. Portanto, não podemos deixar de mencionar que 2020 foi um ano completamente desafiador e difícil. E foi, justamente, em contraponto a este cenário de incertezas e dificuldades que a PANTONE® definiu o Illuminating e Ultimate Gray como as cores de 2021.

Ao anunciar as tonalidades que guiarão o próximo ano, a marca afirmou ser “uma união de cores que traz a mensagem da força e da esperança, ambas eternas e inspiradoras”. Ainda nas palavras da PANTONE Brasil, o Illuminating 13-0647 é “um amarelo brilhante, alegre, quente e impregnado pela energia solar, cintilando com vivacidade”, enquanto o Ultimate Gray 17-5104 é “emblemático de elementos sólidos e confiáveis que são duráveis, eternos e o fundamento de uma base firme. Por fim, a marca complementa dizendo que são “duas cores independentes que se unem para nos oferecer inspiração, combinando sentimentos mais profundos de consideração e respeito com a promessa otimista de um dia ensolarado”. E é isso que, de fato, queremos e precisamos: dias melhores.

A grande proposta para levar essa tendência às suas produções de 2021 é utilizar o amarelo como a tonalidade predominante nas peças e pontos de cinza através de detalhes nas estampas, elásticos e adereços. Mas a ideia é usar e abusar da criatividade e criar itens super estilosos e contemporâneos.

E você, o que achou das cores 2021?