Círculo cromático: O que é e como ele pode auxiliar na criação de peças de moda? 

Você, melhor do que ninguém, sabe que a escolha das cores das peças e as suas combinações é uma das etapas mais importantes durante o processo criativo. Afinal, as tonalidades são capazes de trazer à tona percepções e emoções. Portanto, uma escolha de composição de cores ruim pode impactar consideravelmente no sucesso ou não das produções. Neste post, falaremos sobre o poder do círculo cromático na hora de criar a sua coleção, explicando o que ele é e como ele pode te auxiliar na prática. Confira!

O que é um círculo cromático?

Entre 1665 e 1666, Isaac Newton observou a luz do sol se decompondo ao passar através de um prisma, originando, assim, uma série de cores que podiam ser vistas a olho nu. Ao tentar explicar este fenômeno, o físico formulou a hipótese de que a luz do sol apresentava raios com distintas refratividades, sendo percebidos como cores quando observados separadamente. Assim, Newton concluiu que a maneira ideal para explicar a percepção da cor era a partir de um círculo com uma certa ordem lógica, surgindo, portanto, o círculo cromático de Newton. 

Mas, afinal, o que é um círculo cromático? Como o próprio nome sugere, é um círculo formado por 12 cores. Dentre elas estão: 

  • As primárias, que são consideradas cores puras, como amarelo, vermelho e azul; 
  • As secundárias, compostas pela mistura das cores primárias, como laranja (amarelo + vermelho), verde (azul + amarelo) e violeta (vermelho + azul);
  • E as terciárias, formadas através da união das cores primárias e secundárias, como é o caso do vermelho alaranjado, por exemplo.

Além disso, o círculo cromático também conta com as diferentes nuances das cores, ou seja, as variações das suas intensidades. Portanto, ele é uma ferramenta indispensável na hora de escolher combinações de cores nas peças de moda, já que nos ajuda a perceber quais composições trazem mais harmonia.

As cores e suas percepções

O círculo cromático está dividido entre as cores frias, como o azul e o verde, e as cores quentes, como o vermelho e laranja. Mas cada uma delas, em sua individualidade, é capaz de evocar emoções específicas. O vermelho, por exemplo, está muito atrelado à saúde, enquanto o laranja está bastante ligado à nutrição. O vinho remete ao prazer, o roxo ao espírito, o azul a sentimentos e emoções, o verde à saúde natural e o amarelo ao intelecto.

Cada uma das cores desperta em nós uma sensação diferente, desde calma e tranquilidade, como é o caso do azul claro, até energia e vivacidade, como é o caso do amarelo, do laranja e do vermelho. Por isso, é essencial usar estes conceitos de maneira intencional. Desta forma, as suas criações transmitirão o que você realmente deseja.

Combinações de cores a partir do círculo cromático

Há diversas maneiras de combinar as cores presentes no círculo cromático, no entanto, as mais conhecidas são: monocromática, análoga, complementar e tríade. 

Nas composições monocromáticas, são utilizadas apenas uma cor, porém, os tons podem variar. No caso das cores análogas, a combinação é feita entre cores que estão lado a lado no círculo cromático. Já as cores complementares, estão em lados opostos. Enquanto a combinação em tríade é feita a associação de três cores que têm a mesma distância entre si no círculo. 

Uma excelente ferramenta para te ajudar a criar paletas e combinações de cores de maneira assertiva, com base no círculo cromático, é o app Color Gear X. Ele está disponível para Android, IOS e Windows, sendo bastante simples de usar. 

Curtiu o conteúdo? Então não deixe de acompanhar as próximas publicações. Sempre trazemos muitas dicas e inspirações para te ajudar no dia a dia da sua confecção.