5 dicas para planejar uma coleção de moda de sucesso

Você, mais do que ninguém, sabe o quão desafiador é idealizar e dar vida a uma coleção de moda. Haja inspiração e trabalho, não é mesmo? Entretanto, em diversas vezes a criação é feita sem um planejamento prévio, o que pode acabar dificultando na hora de produzir as peças, além de prejudicar as vendas. Tenha em mente que planejamento é tudo. É a partir dele que você vai estruturar o conceito da sua coleção, se atentar à modelagem dos produtos etc. Elementos que farão total diferença no resultado final. Sendo assim, para te auxiliar nessa missão, selecionamos cinco dicas para fazer o planejamento de uma coleção de moda de sucesso. Confira!

Para criar, é preciso ter inspiração, e para ter inspiração, é preciso pesquisar. Esta é uma dinâmica que faz toda a diferença na hora de idealizar e materializar a produção de algo. Apesar do seu objetivo ser criar peças com originalidade, a pesquisa de tendências e referências não deve ser excluída do planejamento da coleção. A criação nada mais é do que um mix de ideias já existentes, que “recortamos” e as associamos com a nossa identidade, para, assim, produzir algo novo.

Além disso, quando falamos em moda, estamos nos referindo a uma série de tendências que surgem e que guiam as escolhas dos consumidores na hora de realizarem uma compra. Portanto, as pessoas vão preferir peças que tenham informação de moda. Tendo estes dois pontos em mente, a primeira dica é: invista tempo em pesquisar as trends da temporada para o seu nicho de mercado, para encontrar referências e entender o comportamento dos seus clientes e o que eles procuram. Saiba que nem tudo que você vai encontrar, combinará com a identidade da sua marca, mas não descarte nenhuma ideia. E para te auxiliar, crie um quadro com tudo o que foi pesquisado, com recortes, imagens, retalhos de tecido etc. Tudo isso pode trazer luz à sua imaginação, a fim de criar peças autênticas e estilosas.

A sua marca já tem um público-alvo definido, no entanto, nem toda coleção inclui o seu público inteiro. Logo, é fundamental identificá-lo, antes mesmo de pensar no conceito da coleção e de criar os modelos em si. A partir daí, você terá muito mais clareza para idealizar produtos coerentes com o que os seus clientes desejam, de acordo com o seu perfil.

Após identificar o público-alvo da coleção, é necessário pensar no conceito que ela apresentará. Se você pensa num público mais jovem, opte por uma pegada mais fun, despretensiosa, leve e colorida, Mas se você deseja atingir as mulheres adultas, por exemplo, que tal um conceito mais elegante, sexy e feminino? Porém, tudo vai depender do seu segmento e do perfil dos seus clientes, para que, de fato, as suas apostas sejam assertivas. Além disso, o conceito te ajudará na hora de preparar as fotos dos produtos e de vender as peças da coleção. Lembre-se que os consumidores estão cada vez mais exigentes. Não basta ver um produto para optar por comprá-lo, ele precisa se encantar por ele e se identificar com a marca.

Em seguida, você poderá dar start à produção dos seus croquis e na modelagem das peças. Nesta etapa, você reunirá as pesquisas, referências e a sua proposta para a coleção. Então, criará produtos que expressem a personalidade da marca, além do conceito pensado. Neste ponto, também é importante se atentar à modelagem, afinal, ela auxiliará no caimento e no conforto proporcionado pelas peças, além dos materiais que serão selecionados.

E, finalmente, invista em materiais de alta qualidade para a produção das peças. Não basta criar os produtos mais incríveis, se eles não oferecerão bem-estar nem terão durabilidade. A consequência poderá ser drástica neste caso! Os seus consumidores não se fidelizarão à marca e ainda poderão prejudicar a reputação da sua empresa, através de comentários negativos sobre ela. Portanto, escolha fornecedores de confiança, que também prezem pela qualidade dos produtos, assim como a Elastan, que cuida de todos os detalhes para oferecer os melhores aviamentos, elásticos e rendas elásticas. Contamos com equipamentos de ponta, recursos altamente tecnológicos e uma equipe engajada para dar vida a peças com a qualidade que você e o seu cliente merecem e almejam.

Agora, após estas dicas, é hora de colocar a mão na massa e produzir coleções espetaculares. Conte com a Elastan para isso!